Dominica Pentecostes

Sequentia “Veni Sancte Spiritus”

VInde Espírito Santo

A sequência (latim: sequentia) é um canto ou hino cantado ou recitado durante a Missa, antes da proclamação do Evangelho. A sequência sempre foi cantada diretamente antes do Evangelho, após o Aleluia. A edição de 2002 da Instrução Geral do Missal Romano, no entanto, inverteu a ordem e coloca a sequência antes do Aleluia.

Descrição

Após a Epístola e antes do Evangelho, o padre recita o Gradual, o Trato e/ou a Sequência do dia, se necessário, nos apropriados para a festa do dia. O Gradual é uma oração curta ou Salmo que se relaciona com a Epístola precedente. O trato também é geralmente dos Salmos e substitui o Aleluia durante a Quaresma. A Sequência ou “seguindo” é a última dessas orações curtas.

Mais informações

Sequentia é um canto gregoriano com texto autoral, diferentemente da grande maioria do repertório gregoriano que tem seus textos retirados da Bíblia, principalmente do Salmos.

Se Veni Sancte Spiritus Et Emitte Solesmes
The Liber Usualis, Solesmes, 1961, p. 880

Descrição

Veni Sancte Spiritus, também chamada de Sequência de Pentecostes ou Sequência de Ouro (em latim Sequentia Aurea), é a sequência prescrita para a Missa de Pentecostes e sua Oitava na liturgia romana. É cantada na Missa desde Pentecostes até o sábado seguinte.

Fora encontrada em manuscritos dos séc. XI e XII e é atribuída ao Arcebispo da Cantuária, Stephen Langton, que a teria composto por volta do ano de 1210 e enviado ao Papa Inocêncio III, que endossou o uso do canto na Liturgia romana sendo, por esse motivo, creditado pela composição.

Muitos afirmam que tem origens medievais e é atribuído ao poeta e bispo São Hilário de Poitiers, no século IV. O texto celebra a vinda do Espírito Santo, pedindo-lhe que ilumine e guie os fiéis. É também cantado após a missa, durante a cerimônia da unção dos óleos santos, quando os presentes invocam o Espírito Santo para ungir e consagrar os membros do corpo de Cristo. O canto é considerado um testemunho da importância da Trindade na teologia cristã e serve como uma oração de intercessão pelo dom do Espírito Santo. Sua melodia simples e repetitiva ajuda a criar um ambiente de oração e contemplação, refletindo a essência do evento de Pentecostes na tradição católica.

Veni Sancte Spiritus é uma das quatro sequências medievais que foram preservadas no Missal Romano publicado em 1570, fruto do Concílio de Trento (1545-63).

Detalhes

Missa
Domingo de Pentecostes

Local
Capela da Santa Casa de Santo Amaro em São Paulo

Data

Mai-2023

Quer cantar conosco?